O balancé das pessoas…

Fevereiro 5, 2010

Um dos maiores valores que as empresas possuem é a forma como desenvolvem o seu capital humano. Os recursos humanos são confrontados com situações estruturadas ou a maioria das vezes, apenas reagem a problemas quotidianos. Quer numa ou noutra situação a competência das pessoas e das organizações é demonstrada.

Eu, nas funções que desenvolvo tenho que coordenar os recursos da empresa. Todos os recursos necessitam de especiais cuidados para serem eficientemente aplicados. Nos manuais de gestão, em livros de recursos humanos, ou na literatura de aeroporto consegue-se descobrir quase tudo de actual sobre boas práticas a aplicar no capital humano da empresa e a forma de gerir os recursos humanos.

Gostava de apresentar uma teoria.

O balancé nas pessoas.

De uma forma simples a minha teoria do balancé fundamenta-se nas oscilações das atitudes e comportamentos quando as pessoas são confrontadas com tomadas de decisão que conduzem à mudança, tal e qual de um movimento pendular se tratasse.

As pessoas quando confrontadas com as situações de mudança, ganham a segurança com o balanço, esquerda direita, para a frente e para trás. Parece que necessitam de encontrar o seu centro de gravidade.

Os portugueses são muito expressivos nesta dimensão porque utilizam o “nim”, ou seja, nem é não nem sim. Eles umas vezes dizem sim e para a mesma situação noutro contexto dizem não e oscilam entre o sim e o não.

A questão é saber se é necessário parar esse balancé, ou se o devemos aproveitar quando este se situa à esquerda ou à direita, à frente ou atrás, ou no sim ou no não!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: