A década perdida!

Maio 10, 2010

 

Não sou economista …! Sou apenas um gestor de empresas na área do empreendedorismo e da inovação, no entanto se fosse economista questionaria se esta década primeira deste novo século e milénio apresentará um saldo positivo ou irá ser uma década perdida!?

Como não sou economista não consigo responder e peço ajuda para isso!

O que eu sei é que as políticas seguidas nos anos 80 do FIRE (Finance, Insurance e Real State) parecem ter terminado ou se eu for um céptico poderei dizer abrandado.

Um dos sinais claros desta década é uma crise que se anuncia em 2007, avança para 2008 e continua em  2009 e 2010. … pelo menos no velho continente europeu pois, nos outros espaços económicos é totalmente diferente (vejam a China!).

A pequena poupança está a aumentar nos bancos não com o sentido de amealhar para fazer o “pé de meia” mas sim para pagar o endividamento que se obteve no desenvolvimento da política FIRE.

No entanto, eu consigo identificar alguns avanços e recuos na velha Europa e no nosso velho país de Portugal.

A Europa está fantástica, apesar desta confusão toda que vivemos. Todos os outros blocos económicos resultaram de um processo de construção rápida após uma guerra. O processo de construção da Europa tem sido lento e em tempo de paz! Por isso é totalmente diferente do estigma tradicional “…de que é preciso destruir para construir!”, ou seja é possível construir em tempo de paz.

Quanto às empresas a coisa não é tão linear. Nós utilizamos os mais experimentados modelos de análise de valor, das boas práticas e do balanço das competências organizacionais. E realmente aqui, pelo menos em Portugal a situação não é tão optimista e surge à tona a pergunta:

Será que esta década está perdida?

Será que as práticas que construímos e executamos para o nível de competências que conseguimos não conseguem gerar o valor necessário para a nossa sobrevivência e competitividade como tem acontecido nesta primeira década?

Manuel Nascimento

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: