A inovação e os idiotas

Maio 14, 2010

Trabalhamos para a Inovação nas organizações. Em todos os projectos em que entramos somos sempre muito bem recebidos. A gestão de topo faz um especial enfoque na necessidade da Inovação e na organização inovadora como um dos factores fundamentais para atingir ganhos de competitividade e para combater a crise que este velho continente atravessa.

Realmente, as pessoas vêm com um brilhozinho nos olhos e quando se retiram lá vai o brilhozinho. Para nós é reconfortante perceber que ainda há satisfação nas organizações e que a inovação é um dos factores alavancadores do gozo organizacional.

Queremos ideias, voluntários, equipas e o que sentimos? O brilhozinho nos olhos perdura? Parece-nos que sim, mas não tanto como noutras actividades como as que fomentam o voluntariado em termos das actividades sociais. Então o que se passa?

Feiron Yuan da Universidade do Kansas e Richard Woodman da Texas trazem à baila o tema dos “Riscos da Imagem” e do seu carácter desfavorável no ambiente social das organizações. Eles referem que diminuem significativamente a interacção da actividade inovadora na organização. Geralmente quando isto sucede a restante organização trata os indivíduos que promoveram a ideia inovadora como pertencente à classe dos “idiotas”. Segundo estes autores, estes idiotas às vezes provocam a ira dos outros e têm receio das consequências.

O papel dos gestores para a Inovação e para o Empreendedorismo deverá ser a habilidade de alimentarem as atitudes que conduzem não só ao aparecimento de idiotas mas igualmente de idiotices?

Será que as organizações de futuro serão constituídas somente por idiotas?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: