Hoje acordei com talento …

Julho 12, 2010

Quando despertamos de manhã, somos confrontados todos os dias com uma crise nos noticiários, nos jornais e logo, de manhã alguém nos quer por a sofrer e a correr. Ficamos focados em temores que nos consomem a nossa capacidade de acreditar nesta sociedade e nas pessoas que as dirigem. Com esta dor todos nós somos chamados à opinião, à mudança e surge o talento!

Mas o que é isso o talento? O Ronaldo tem aquele talento de chutar através de uma bola de futebol… A Maria João Pires tem aquele talento e virtuosismo através do piano …

Bem, fui ver o que a wikipédia dizia sobre talentos.

“Talento /aptidão – Talento, vocação ou dom é também o nome que se dá a habilidades artísticas. Assim, afirma-se que tal pessoa tem talento para a música, ou talento culinário, ou talento para lidar com crianças. Segundo a parábola, algumas pessoas receberam valores diferentes de seu senhor, e sem que soubessem que isso iria acontecer, foram chamadas a prestar contas algum tempo depois. As que receberam quantidades maiores de talentos, trabalharam com eles, gerando lucro. A que recebeu apenas um talento, com medo do rigor de seu senhor, preferiu enterrá-lo para entregar tal e qual lhe foi confiado, sendo severamente repreendida no dia da prestação de contas. Segundo a parábola, mesmo os que recebem poucos talentos têm o dever de fazê-los prosperar e produzir outros. Actualmente, usa-se o termo talento para designar habilidades inatas das pessoas, ou capacidade natural para realizar determinadas actividades. Um outro significado do termo é a habilidade extraordinária que algumas pessoas têm para realizar suas actividades diárias, ao ponto de merecerem honra especial. Estudiosos actuais afirmam que mesmo as habilidades consideradas inatas podem ser desenvolvidas caso haja motivação e com a aplicação de técnicas apropriadas. Assim, qualquer pessoa está, por exemplo, potencialmente apta a aprender música, desde que tenha vontade e use as técnicas apropriadas ao estudo de música”

Ainda continuando com esta crise matinal tentei recordar o que significava aptidão e como estou a ficar preguiçoso resolvi ir pela forma mais simples – wikipédia.

Aptidão … é um conceito central na teoria da evolução. Descreve a capacidade de um indivíduo de certo genótipo para reprodução, e usualmente é igual à proporção do gene do indivíduo para todos os genes da próxima geração. Se diferenças no genótipo individual afectam a aptidão, então as frequências dos genótipos irão mudar ao longo das gerações; os genótipos com maior aptidão serão mais comuns. Esse processo é chamado de selecção natural. A aptidão é muitas vezes confundida com adaptação, mas não são a mesma coisa. A adaptação é o caracter fenotípico que confere aptidão, então estão apenas relacionados. A aptidão pode ainda ser chamada de fitness, ou de valor adaptativo.”

Basicamente, o que penso neste dia fazer para debelar esta crise é possuir o TALENTO para face a uma situação que ASPIRO debelar, aplicar as minhas HABILIDADES (natas/ adquiridas ou a adquirir) com ESFORÇO e PERSISTÊNCIA e CULTIVAR esta abordagem na minha organização. Estou no caminho correcto?

Manuel Nascimento

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: