Publicidade enganosa
Agosto 20, 2010
Na minha opinião a publicidade é uma forma de nós designers e publicitários exprimirmos o que nos vai na alma.Mas quando se trata de publicidade comercial temos de pôr um travãozinho nessa “nossa alma”. Temos de pôr as necessidades do cliente/consumidor muito à frente da nossa tão querida alma. Para isso, penso que devemos ser os mais verdadeiros possíveis connosco e claro, com as pessoas que vão consumir o produto.
As publicidades como todos sabem nem sempre é 100% verdadeira. Existem empresas e serviços que se aproveitam da ingenuidade e/ou necessidade do cliente para passar mensagens falsas.
Hoje em dia já é mais dificil encontrar essas “falsas” mensagens, pois não são tão específicas e “descaradas”, no entanto elas existem e coexistem no nosso mundo diário.
Desde 2008 que o consumidor está mais protegido contra a publicidade enganosa e vendas agressivas, mas é preciso que o consumidor saiba realmente do quê e como se defender.
A DECO tem uma série de perguntas frequentes que a meu ver são bastante pertinentes para a defesa do consumidor.
Assim ficam informados e já podem dizer com toda a segurança “Não, obrigado!”.
Enganar o consumidor não nos leva a lado nenhum como publicitários. Muito pelo contrário!
Só faz com que as pessoas fiquem com “repulsa” ao nosso trabalho, seja ele bom ou muito bom!
Para saber o que fazer e como clique aqui.
Inês Santos