Devemos aprender com os erros…?! É a pior forma?

Setembro 20, 2010

Em Portugal existe um provérbio que aponta para “Aprender com os erros!” como uma das formas de aprendizagem. Nesta referência ancestral e claro pertencente ao século passado é brutalmente confrontada, entre outras coisas com a aquisição de formação necessária para a aquisição de competências.

No entanto, recentes estudos referem que o que se aprende de uma forma consistente e inequívoca é com o sucesso!

Uma equipa do MIT´s Picower Institute for Learning and Memory documentou um tipo de feedback do contexto que activa as capacidades de plasticidade – o “sucesso” nas acções desenvolvidas! Igualmente importante e de alguma forma surpreendente: o seu oposto – o “falhanço” não tem impacto!

Earl Miller, o investigador chefe publicou no jornal Neuron no Verão de 2009, um estudo que demonstra que se absorve mais no “sucesso” do que no “falhanço”.  Segundo este cientista, os neurónios do córtex pré-frontal são onde o cérebro capta o “sucesso” e o “falhanço”, adoptando e sintonizando as experiências positivas de “sucesso”. Refere que, o “sucesso” é mais importante que o “falhanço” e que a actividade do cérebro é mais eficiente quando for necessário captar similar evento. Que após o “falhanço” há pouca actividade no cérebro, pois este não regista informação do mesmo género para ser reutilizada. Se receber um prémio o cérebro vai recordar. Mas com o “falhanço” (a não ser que haja uma clara tendência negativa e traumatizante) o cérebro não tem a certeza do tipo de registo a efectuar não servindo por isso como referência em acontecimentos futuros e similares.

Será que no local de trabalho tal é desejável? O cientista foi extremamente cauteloso quando o questionaram sobre este tema específico alvitrando que se deve, sim dar atenção ao “falhanço” nos locais de trabalho!

Manuel Nascimento

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