Publicidade versus Mulher

Setembro 29, 2010

Num mundo cada vez mais globalizado, as agências publicitárias têm de optar por diversas formas de comunicar, para que os seus produtos ganhem destaque. Se olharmos com atenção para as imagens publicitárias de hoje em dia, verificamos que o corpo da mulher está constantemente ligado à perfeição e aos estereótipos de beleza e está retratado em quase todos os meios de comunicação.

Na maior parte das vezes, a mulher, aparece na publicidade como um mero objecto, é puramente simbólico. Assim, as mulheres para além de consumirem o produto, consomem também tudo o que está imposto nessa imagem, um ideal de beleza.

Mas existem excepções, um dos exemplos que posso referir aqui é a famosa publicidade da Dove, que tentou mostrar a mulher e a beleza tal como ela é. Sem photoshop e sem dietas rigorosas para “caber” na tela.

Penso que hoje em dia os consumidores estão mais virados para a realidade do que para a ficção em termos publicitários. A meu ver, ficámos um pouco fartos de sermos “enganados” por imagens ideais de tudo e mais alguma coisa.

Porque no fundo o ideal de beleza existe? Ou é só uma ideia pré-concebida na nossa cabeça e na nossa sociedade?

 Inês Santos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: