Dicas para causar uma BOA IMPRESSÃO numa 1ª reunião

Janeiro 26, 2012

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Pois é, aqui na C4G somos cada vez mais. A nossa equipa cresceu e entrou em 2012 mais completa, mais ampla, mais dinâmica.  Isso significa que, para coordenar e divulgar, iremos ter mais reuniões, algumas com a sala acima de completa. A Mariana, da empresa vizinha – Conceptwin, decidiu fazer uma recolha de algumas dicas para as otimizar.

  1. Escutar | Se estamos um pouco nervosos, torna-se muito fácil esquecer o que estamos a ouvir o que o nosso contacto ou cliente nos está a dizer. Se fizer um esforço concertado para ouvir, vai colher os benefícios da reunião –  deve repetir tudo de volta, fazer perguntas relacionadas com o tema e as pessoas em questão vão perceber que valoriza a sua opinião.
  2. Dizer o nome das pessoas |  Feito correctamente, este é um pequeno truque que reforça o ponto acima – que de facto, está a escutar.  Ex: “João, eu concordo absolutamente consigo sobre esse assunto” é uma forma amigável para que os interlocutores  saibam que está envolvido, e que está presente numa conversa com eles e mais ninguém. E quem é que não gosta disso num novo colega ou parceiro de negócios?
  3. Bom visual  | Se vai ter uma reunião com um potencial cliente ou parceiro ter um bom visual é meio caminho para causar uma boa impressão.
  4. Chegar a horas |  A pontualidade é uma forma de mostrar respeito e consideração com o próximo, infelizmente, um hábito não muito comum entre a maioria das pessoas. A pontualidade é uma virtude de pessoas civilizadas! Ser pontual é chegar, pelo menos, 15 minutos antes do horário estabelecido.
  5. Sermos nós próprios |  Sejamos nós próprio! Se está está nervoso para atender  um “Sr. Importante”, pode iniciar a conversa por dizer : “Eu estou muito nervoso!”  Seja notável,  entusiasta, mas também não se esqueça de ser específico e, essencialmente, ser genuíno.
  6. Fazer contacto visual  | É muito importante nos dias de hoje fazer um bom “olhar nos olhos” do cliente para criar e transmitir confiança. Se não fizer um bom contacto visual, o potencial cliente ou parceiro poderá pensar que tem algo a esconder.
  7. Sorrir | Certifique-se que sorri no primeiro contacto e tente manter o rosto relaxado e amigável, especialmente se tiver tendência para manter um olhar mais carrancudo.
  8. Linguagem corporal | As estatísticas mostram que as pessoas que sabem como submeter propositadamente o tom de voz e a linguagem corporal são consideradas mais cativantes que aquelas que deixam tudo por conta do instinto. Isso ocorre porque a primeira impressão que os outros fazem de si não começa no momento em que tu começas a falar mas sim aquilo que o seu corpo está a transmitir.

Fonte: http://dralessandroloiola.blogspot.com/2007/08/revisitando-linguagem-corporal.html

Fonte: A IMPORTÂNCIA DE SER PONTUAL – Etiqueta Empresarial – Jornal Carreira e Sucesso

Fonte: http://us.moo.com/ideas/make-a-good-first-impression.html  by Andrea Hubert

 Mariana Simões

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