A nova ciência dos anúncios virais

Abril 13, 2012

“Tou sim?…. É pra mim!”

Se está a visualizar um prado de ovelhas pachorrentas depois de ler estas palavras então sabe perfeitamente do que estamos a falar quando nos referimos a anûncios virais. A frase evoca um dos primeiros anúncios da Telecel em Portugal e, certamente, dos mais virais.

 

Anúncio viral: Um elemento que um grande número de espectadores decide partilhar com família e amigos.

O tema é abordado na edição de Março da Harvard Business Review, onde são estabelecidas cinco técnicas para contornar cinco problemas que, sendo ultrapassados, ajudarão as empresas a criar anúncios vistos e partilhados.

 

Problema1: Branding demasiado proeminente assusta os espectadores.

Solução: Utilize “brand pulsing” – Incormprar de forma não-invasiva a imagem da marca no anúncio.

Exemplo: http://www.youtube.com/watch?v=NwCn-D5xFdc&feature=fvwrel

 

Problema2: As pessoas aborrecem-se facilmente

Solução2: Criar alegria ou surpresa imediata.

Exemplo: http://www.youtube.com/watch?v=8h1VQBfLDLA

 

Problema 3: As pessoas vêm o anúncio por um tempo mas depois param.

Solução: Criar uma montanha russa de emoções.

Exemplo: http://www.youtube.com/watch?v=EJJL5dxgVaM

 

Problema 4: As pessoas gostam do anúncio mas não o partilham.

Solução: Surpreenda mas não choque.

Exemplo (por chocar, muitas pessoas sentiram-se inibidas em partilhar este anúncio): http://www.youtube.com/watch?v=ew9cEATPzDEhttp://www.youtube.com/watch?v=ew9cEATPzDE

 

Problema 5: As pessoas, mesmo assim, Não partilham o anûncio.

Solução: Marque as pessoas que vão partilhar (com base na sua personalidade).

Exemplo: http://www.youtube.com/watch?v=XQcVllWpwGs

 

O artigo está muito interessante, alertando-nos para a necessidade do marketing inteligente. Pode ser visualizado na íntegra aqui.

E, porque o objectivo é partilhar, aqui fica um dos meus preferidos. Uma pequena pérola dos anos 90 – com cheiro a outra era.

Qual é o vosso?

Lígia Fernandes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: