O estranho caso de Warren Buffett

Abril 23, 2012

Image

O multimilionário norte-americano Warren Buffett, detentor da terceira maior fortuna de todo o mundo, anunciou na terça-feira que tem um cancro da próstata. No entanto, o investidor de 81 anos assegurou que o tumor foi diagnosticado numa fase inicial e que não aparenta ser muito agressivo.( 18.04.2012 – 08:27 Por PÚBLICO)

Esta notícia deu-me vontade de comentar a sua filosofia de vida e os ensinamentos que podemos aproveitar para a gestão da nossa vida pessoal e profissional.

Ele é considerado o mais bem sucedido investidor no mundo, é o principal acionista, presidente do conselho e diretor executivo da Berkshire Hathaway. É constantemente citado na lista das pessoas mais ricas do mundo, sendo o terceiro homem mais rico do mundo, em 2011 (US$ 44 biliões)” É também um filantropo e esta notícia recente ainda me despertou mais curiosidade porque no seu testamento 85% da sua fortuna irá para fundações de caridade quando morrer, fazendo dessa a maior doação da história.

A sua vida é cheia de ensinamentos, dela tiram-se 10 mandamentos para gerir os negócios ou a vida pessoal. Ele não definiu estes mandamentos foram conclusões tiradas de experiências de vida e do seu modo de viver e fazer negócios.

1. Reenvista os lucros – A licção de Buffet? Mesmo uma pequena quantia pode transformar-se numa grande riqueza

2. Seja diferente – Em vez de olhar para a multidão, tente manter-se acima dela. Siga os seus instintos, Não os do resto do mundo

3. Não espere que as coisas caiam do céu– Rapidamente tomar decisões e atuar.

4. Imponha as condições antes de começar – Estabeleça sempre as condições antes, mesmo com amigos ou familiares

5. Controle as pequenas despesas – Vigiar as despesas pode aumentar-lhe os lucros e os seus dividendos

6. Limite o que pede emprestado – Se estiver muito endividado, negociar com os credores aquilo que pode pagar.

7. Seja persistente – Com tenacidade e engenho, pode vencer até um competidor mais experiente.

8. Saiba quando desistir – Deve saber quando retirar-se de um negócio em perda e não deixar que a ansiedade o leve ao engano e a tentar de novo.

9. Minimize todos os riscos – Perguntar a si próprio “ e depois como vai ser?” pode ajudá-lo a perceber todas as consequências de uma decisão.

10. Saiba o que o sucesso significa na realidade

Para mim a vida de Warren Buffet destaca-se por este último ensinamento. O que mais admiro não é a sua fortuna (pronto, talvez só um bocadinho) mas é o seu altruísmo e a sua lealdade às coisas na vida que o fazem verdadeiramente feliz. A título de exemplo tem só uma casa (modesta para a sua fortuna) há cinquenta anos, dificilmente muda de carro e compra sempre um usado, não usa computador, e surpresa, costuma vir a Sintra sem ninguém saber porque lhe dá imenso prazer.

Bem sei que ninguém é perfeito e também há quem o acuse de especulador e pouco honesto nos negócios. No entanto, não deixa ser um estranho caso de vida no mundo individualista e materialista em que vivemos.

Vale a pena ver o documentário seguinte para visualizar alguns dos aspetos que acabei de descrever

João Margaça

Bibliografia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Warren_Buffett

http://www.warrenbuffett.com/warren-buffett-10-ways-to-get-rich/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: