O copo meio cheio

Maio 28, 2012

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A empresas podem transmitir positividade aos seus consumidores e tirarem partido da sensação de bem-estar agregado aos seus produtos, e desta forma contrariar o espírito depressivo que os media infligem no mercado.

Sempre existiram consumidores à procura da simplicidade, com menor orientação para o consumo e maior consciência social e ambiental. Este tipo de consumidores caracteriza-se por práticas tais como:

  • – Alimentação saudável mais natural
  • – Práticas de exercícios físicos de forma mais natural exemplo: caminhadas
  • – Consumo consciente, sem consumismo, sem exageros, consumindo só o necessário e consumindo produtos bastante duradouros (sem se preocupar com marcas)
  • – Reaproveitamento das coisas através de compra de materiais usados e realizando reciclagem
  • – Redução da utilização de carros, se possível abandono e substituição por transporte público, bicicleta, ou caminhada
  • – Doação de bens que já não necessitam
  • – Redução do consumo de energia
  • – Contemplação da natureza (exemplo: passeios e atividades ao ar livre
  • – Valorização das “pequenas coisas da vida

Este tipo de consumidor voluntário sempre foi uma minoria muitas vezes descriminada e que remava contra a maré do consumismo. A novidade é que a maré agora corre a seu favor, e é uma maré de consumidores involuntários que se vê obrigada a adotar este tipo de consumo. A única diferença agora é psicológica porque os involuntários veem o copo meio vazio e os voluntários continuam felizes porque vêm o copo meio cheio.

À partida estarão a pensar em que medida esta retração no consumo beneficia as empresas. Logicamente que não é benéfica, mas as empresas também não podem remar contra a maré e têm que levantar velas e reposicionar-se. Estamos a passar de um modelo Win:lose (empresa ganha o consumidor consome) para um modelo win:win (a empresa e consumidor ganham, ou melhor, ambos poupam)

Eis algumas sugestões para a conceção e comunicação dos seus produtos de forma a tornar este ciclo vicioso num ciclo virtuoso.

  • – Não aproveitar o momento atual para promover o seu produto com a palavra crise. O consumidor está saturado e é uma mensagem negativa que fica associado ao serviço ou produto
  • – Baixar os preços e fazer promoções desvaloriza a marca e estimula o consumo temporário, é um adiar e agravar do problema.
  • – Substituir o barato e descartável pelo duradouro, reutilizável e reciclável. O consumidor está disposto a pagar um pouco mais desde que lhe traga poupança a médio longo prazo
  • – Criar ou valorizar a customização do produto no cliente, ou seja um produto mais caro com diferentes utilidades ou capacidade de adotar diferentes formas e cores poupando na compra de vários produtos substitutos não costumizáveis
  • – Valorizar ou associar os benefícios económicos, sociais e ambientais do seu produto ou serviço indo de encontro às práticas dos consumidores atrás descritas.
  • – É mais difícil obter novos clientes por isso valorize e intensifique a comunicação e relação com os seus atuais clientes de modo a maximizar a sua satisfação e perceber como ambos podem ganhar.

Algumas destas sugestões enquadram-se numa área em grande desenvolvimento denominada psicologia positiva. Para quem quiser aprofundar esta temática deixo-vos um link de um vídeo do professor Tal Ben Shahar da Harvard Business School com a explicação dos benefícios pessoais e organizacionais desta prática.

João Margaça

Bibliografia:

Renata Silva, Marie Chauvel e T. Diana Macedo-Soares (2012) “Investigando o comportamento dos consumidores que buscam a simplicidade: Um estudo exploratório” Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, 11, pp. 55 -65

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