Lovemark – Apple – A aprender com uma marca que aposta na paixão pela inovação e pelo futuro!

Maio 24, 2012

Primeiro, irei explicar o que são as “ Lovemarks”…

De acordo, com Kevin Roberts, “Lovemarks” são aquelas marcas carismáticas que as pessoas se sentem emocionalmente ligadas. Por exemplo, se tiram uma marca dos consumidores eles naturalmente irão encontrar um substituto, mas se tirarem uma “Lovemark” eles seguramente irão reclamar e demonstrar o seu descontentamento.

Um exemplo muito evidente e que toda a gente conhece é a marca Apple.

A Apple é uma marca que ao apostar na paixão pela tecnologia, pelo Design e pela constante inovação, ganhou um estatuto de “cool” e tornou-se uma Lovemark ao longo dos tempos. A Apple apostou desde dos anos 70 em mudar com sucesso, o conceito, de uma marca “geek” para um produto “sensual” com uma identidade muito própria, e que conseguiu implementar especialmente nesta última década.

Ao comprar um produto da Apple, quer seja numa loja ou on-line, sentimos que somos os únicos que vamos fazer parte de algo especial ou de um grupo especial. Outro exemplo desta evidência acontece usualmente quando a marca lança um novo produto (seja um novo Ipod ou Ipad) em que os fãs fazem fila á porta das lojas de madrugada, para serem os primeiros a terem as novidades.

O reconhecimento da marca Apple como Lovemark não é mais que o resultado da identificação do consumidor, onde a marca já transcende e é muito convencional, está muito acima do conceito de produtos “premium”; a excelência do produto é o mínimo expectável de qualquer equipamento com a logo da maçã mordida. Esta cria a lealdade nos consumidores não por uma ou outra razão, mas sim um fascínio muito além da razão, é uma genuína Lovemark, uma empresa que determina e constrói o futuro, portanto, sem concorrentes. E este é o sonho de consumo de qualquer empresa!

 

4 Lições que podemos aprender com a Apple

 1 – Adoptar o preço dos produtos a outros segmentos de Mercado

2 – Constante inovação nos produto

3 – Escutar os clientes

4 – Providenciar experiências aos clientes 

Mariana Simões 

Referências:

http://www.saatchikevin.com/The_Story_Behind_Lovemarks/

http://www.triplepundit.com/2009/10/lovemarks-real-human-connection-or-latest-play-in-the-arms-race-of-trickery/

http://www.inc.com/karl-and-bill/3-strategies-to-adopt-from-apple.html

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